Café com idéias

Sacramento celebra a festa de Corpus Christ

Ailton Rezende

28/06/2011 - Fiéis das duas paróquias de Sacramento (MG) celebraram nessa quinta-feira, a festa de Corpus Christi (corpo de Deus) com celebração eucarística e missa na matriz de Nossa Senhora D’ Abadia e Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.

A solenidade cumpriu a tradição e após a missa, centenas de fieis acompanharam o Santíssimo Sacramento em procissão pelas ruas enfeitadas com tapetes coloridos, enfeitadas por moradores para a passagem da procissão.

As ruas foram enfeitadas através do trabalho voluntários de alunos e, professores de escolas da cidade que montaram várias decorações nos tapetes. Foram utilizados diversos tipos de materiais, como borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas.  Esta tradição de fazer os tapetes acontece em inúmeras cidades.

A aposentada Maria Antônia de Rezende, 67 anos, moradora em Sacramento, disse que o dia de Corpus Christi não é apenas um feriado. É um momento de repensar em Cristo Jesus.

O Guarda Municipal Wellington Florentino Santana, 36 anos, disse que ao longo destes anos faz a interdição das ruas para a festividade. Ele admira o trabalho e empenho dos voluntários na preparação dos tapetes e se encanta com a criatividade em fazer a decoração. (PN)
 

O que é Festa de Corpo Christi

Ailton Rezende

28/06/2011 - No calendário litúrgico, a Festa de Corpo Christi acontece 62 dias depois do domingo de Páscoa. Após 40 dias da Páscoa vem a Ascensão do Senhor; dez dias depois, o Domingo de Pentecostes. É no domingo seguinte, o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é celebração de Corpus Christi.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o ministério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo pão e bebendo vinho - o que se transformaria em seu Corpo e Sangue.

A celebração teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cronin teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o ministério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.  Compôs o hino “Lauda Sion Salvatore” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cant ado na liturgia do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças. (PN)
  

A festa de Corpus Christi chega ao Brasil
                          
Ailton Rezende

28/06/2011 - No Brasil, a festa introduzida pelos portugueses, após o descobrimento, tornou-se uma das mais tradicionais festas religiosas. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida. No Antigo testamento esse povo foi alimento com maná, no deserto. Hoje ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares aonde chegaram seus imigrantes como o Brasil e passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961. Foi nesta época, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica interior de Minas Gerais.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma e consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. (PN)


Punk Rock e Horror Punk

Vinícius Aliprandino

A banda fazendo cover de Misfits no 5o. Marcianos Metal Tribute na cidade de Poços de Caldas - MG

24/05/2011 - Ter uma banda underground não é fácil, o Brasil é um país que não costuma ter público significativo voltado para aquela música que esteja fora do circuito do que as rádios tocam. Por mais que em todo lugar existam esses problemas, em países lá fora existe maior retorno para essas bandas. Essa dificuldade se torna ainda maior se você morar no interior, os problemas que as bandas que não moram em cidades grandes enfrentam são diversos. Vão desde problemas com lugares para tocar, porque além de não ter as casas de shows que abrem espaço para essas bandas também não tem o público suficiente para prestigiar essas bandas; problemas com a gravação de suas músicas, pela falta de estúdios que estão acostumados a lidar com determinados estilos musicais; e até mesmo problemas para ensaiar, apesar de que esse ser um problema que afeta até mesmo as bandas dos grandes centros. Porém algumas bandas insistem em continuar com sua música. Quem está nesse meio, vivendo no interior sabe como é difícil dar continuidade a uma banda, a maioria delas dura no máximo 2 ou 3 anos.

Mas esse não é o caso do Cabeças Voadoras, banda de Horror Punk da cidade de Batatais, interior de São Paulo. Com 5 anos de bandas eles já possuem uma demo gravada, uma participação na segunda edição da Coletânea Isto é Horror Punk Brasil, um CD próprio gravado e um video-clipe gravado a maneira Punk do “Faça você mesmo, mesmo que seja mal feito”. A banda costuma se apresentar na cidade vez ou outra em alguns bares quando estes abrem espaço para bandas que estejam fora do eixo comercial, quando não eles mesmo organizam seus shows em garagens de casas de amigos, porém o Cabeças Voadoras se dá melhor tocando em cidades de fora onde tem um público maior e as pessoas não estão em sua totalidade ligada aquela cultura regional.

Horror no interior

  24/05/2011- O Cabeças Voadoras é a única banda da cena Punk/Hardcore da cidade de Batatais que está na ativa. As outras duas que até então se encontravam também eram Kebra Di Cilencil e a Grunge Fórceps; no entanto estão paradas devido às dificuldades com locais para ensaios e falta de pessoas que levam a banda adiante, pois vivendo em uma cidade pequena e sem muitas oportunidades para "tocar o barco" alguns membros desanimam no meio do caminho. A formação atual conta com Zap (Vocais), Vingador (Bateria), Vinny Quase Nada (Baixo) e Coração Gelado (Guitarra) .

Para quem quiser conhecer a banda o myspace é:
www.myspace.com.br/cabecasvoadoras (sem o Ç) ou então pelo blog da banda http://www.cadaver138.blogspot.com/ (PN)



Cabeças Voadoras tocando em maio de 2011 no 5o. Araraquara Punk
Clipe da música "Cadáver"

Mais Morto do que Vivo

Vinícius Aliprandino

24/05/2011 - Mais Morto do que Vivo é um álbum da banda batataense de Horror Punk, Cabeças Voadoras,gravado nos estúdios da Cativeiro Records. O álbum foi gravado no ano de 2010. Duas músicas do álbum, Lobisomem e Sete Dias; entraram para a coletânea Isto é Horror Punk Brasil II. O álbum foi lançado oficialmente no dia 30 de outubro de 2010 na 6a. edição do Halloween Festival que acontece todo ano na cidade de Batatais.

Além das músicas de autoria do Cabeças Voadoras, a banda gravou um cover da banda de Catanduva, Pesadelo Brasileiro, da qual fizeram uma versão da música Conde Drácula. A faixa número 8 do CD, “Leiche”, é uma versão da música “Cadáver” cantada em alemão.
Faixas:

A Voz de dentro do caixão
Verdadeiro Psicopata
Lobisomem
Eutanásia
Cadáver
Sete Dias
Conde Drácula
Leiche

(PN)

Punk Rock

O Punk Rock é um estilo musical que surgiu em 1977, porém outras teorias defendem que esse estilo começou anos antes da década de 70. A música que é um dos meios utilizados pelo movimento Punk, aborda causas como política, guerra, miséria, violência, preconceitos e demais assuntos incluindo também o modo de vida Punk. As bandas principais da primeira geração do Punk Rock são bandas como The Clash, Sex Pistols e o Ramones. No Brasil a música Punk teve seu inicio com Restos de Nada, AI-5, Cólera e Condutores de Cadáver.

Horror Punk

O Horror Punk nada mais é do que o Punk Rock cantado sobre temas que tem ligação com filme de terror e ficção. Muitas vezes podem soar de maneira romântica ou agressiva. A banda que deu inicio a essa vertente foi o Misfits. Hoje em dia existem inúmeras bandas no estilo como o próprio Misfits, que encontra-se na ativa. Além do Misfits temos bandas como Blitzkid, Calabrese, The Crimson Ghost; o Psychobilly do The Creepshow; e aqui no Brasil essa cena é levada adiante por bandas como Zumbis do Espaço, Pesadelo Brasileiro, Sertão Sangrento, Cabeças Voadoras, os Medonhos e muitas outras. (PN)


Virada Cultural em Franca reúne cerca de 50 mil pessoas

Tiago Vieira

07/06/2011 - Mais uma vez os shows musicais e apresentações artísticas que fizeram parte do cardápio da 4ª edição da Virada Cultural Paulista em Franca, atraíram milhares de pessoas no sábado (14) e domingo (15), no Teatro Municipal e Poliesportivo. Os números preliminares divulgados pela organização, através da Divisão de Cultura e FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), são de que em torno de 50 mil pessoas acompanharam as apresentações nestes dois locais e também a exibição do Projeto Guri, na Catedral, mostra bem que esse evento se consolida a cada ano, atraindo um público diferente da cidade e da região.


Para o presidente da Fundação para o Esporte, Arte e Cultura, Reginaldo Emídio da Silva, foi até emocionante ver a frenética movimentação das pessoas no Teatro Municipal durante toda a madrugada de sábado para domingo, tão logo terminava uma das apresentações.


A casa se manteve cheia em todas as exibições, com pico de presenças nos espetáculos ocorridos depois da meia noite e se repetindo no fim da tarde de domingo, mesmo com a concorrência no mesmo horário do futebol que envolvia a decisão do Campeonato Paulista, pela TV, de Santos e Corinthians.


Dados da secretaria Estadual de Cultura, divulgados no final da última semana, apontavam que nas 23 cidades do Estado onde a Virada foi realizada, passaram cerca de 1,7 milhão de pessoas.  Dados oficiais apontaram que, em Franca, passaram pelos eventos 49.745 pessoas, ou seja, próximo de 50 mil, ficando a cidade bem a frente de outras de maior contingente populacional, entre elas Ribeirão Preto (15 mil participantes, Sorocaba com 39 mil, Santos com 43 mil, São Carlos e Santo André com 29 mil cada uma), entre várias outras.


Satisfeito com o balanço altamente positivo do que foi o evento desde as primeiras apresentações na tarde de sábado, Reginaldo Emídio aproveitou para agradecer todos aqueles colaboradores que acreditaram no evento e ao público que esteve presente. O Teatro Municipal recém reformado teve uma reabertura condizente com a grande da Virada Cultural, com casa cheia em praticamente todas as exibições, cadeiras adicionais colocadas pelos corredores para que todos pudessem assistir as exibições com maior conforto.


Com esses indicadores satisfatórios, a Prefeitura concluiu a realização já pensando na edição do ano que vem, preparando-se para aprimorar mais ainda a organização e repeti-la nos mesmos moldes e com os mais talentos da música, do teatro, da dança e outras manifestações artísticas.

Virada Cultural Franca teve mais de 17 atrações

Tiago Vieira

 07/06/2011 - A 5ª edição da Virada Cultural Paulista, aconteceu em 22 municípios e pela quarta vez na cidade, a largada começou às 18 horas do dia 14/05 e só terminou depois de 24 horas. Foram programadas mais de 17 atrações todas gratuitas, teatro, dança, intervenções urbanas, comédia stand up, cultura popular e música de todos os gêneros animaram os francanos.


 As apresentações aconteceram no Teatro Municipal, no Ginásio de Esportes Pedrocão e na Catedral Nossa Senhora da Conceição.O destaque desta Virada foi o ex-Titãs, poeta, escritor e compositor Arnaldo Antunes. No ano passado 32 mil pessoas participaram da Virada Cultural em Franca, segundo a Feac (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura).


Segundo o Secretário da Cultura de Franca Sérgio Menezes, a grade do evento estava ao gosto dos francanos com a comédia stand up do Rudy Landucci (humorista da Praça É Nossa, do SBT), os Barbatuques - referência em percussão corporal no Brasil, Arnaldo Antunes, Antônio Nóbrega, além dos artistas locais.



Banda Seu Chico agradou  público Francano na Virada Cultural

Tiago Vieira

07/06/11 - A banda pernambucana Seu Chico levou 8 mil pessoas ao Poliesportivo na virada cultural Franca no dia 14/05.  O grupo resolveu resgatar a qualidade da música brasileira nas composições de Chico Buarque e colocá-la em arranjos bem dançantes para boates. E aqui em Franca não foi diferente, a banda fez o público que estava presente no Poli dançar no frio de 12° graus na cidade de Franca.


O Vocalista Tibério Azul disse que se divertiu muito durante a apresentação e que se espantou quando ficou sabendo do número da quantidade de pessoas presentes no show.


Já o advogado Kléber Antõnio dos Reis afirmou que ao assistir a maioria dos shows no Poliesportivo durante a virada, o que mais lhe agradou foi o show dos pernambucanos.


No dia 12/06 a banda toca em Recife (PE) para divulgar o lançamento do novo CD/DVD que leva o próprio nome da banda “Seu Chico”.

Marcella Murari

15/05/2011 - Para compor o grupo de artistas que em 2011 estão com suas obras em exposição,
a artista Denise Muller, de Ribeirão Preto (SP), traz à Franca suas xilogravuras inéditas,
dos dias 6 de maio a 2 de junho, no Laboratório das Artes.


Denise utiliza a xilogravura, ou seja, desenhos em superfícies ou relevos para manifestar sua arte. No ano passado, ela esteve em Franca com a exposição “Agregados de la Expresión Colectiva”, com o grupo de arte Olho Latino.


A psicopedagoga, poetisa e artista plástica, mostra seu trabalho contemporâneo no Laboratório das Artes. A exposição Lembranças reúne 25 xilogravuras (gravuras em madeira) inéditas, deste ano.


Na mostra, a artista também exibe as obras da série Tacos Políticos, de 2009. A exposição “Lembranças” estará no Laboratório das Artes de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h às 17h. Para mais informações, ligue (16) 3722-5004 ou visite o Laboratório das Artes, localizado à Rua Cuba, 1099, no Jardim Redentor. (PD)


XXIII Encontro de Folias de Reis é realizado em Sacramento

 Ailton Rezende

07/ 06/11. O XXIII Encontro Regional de Folias de Reis, realizado no dia 15 de maio, em Sacramento (MG), contou com a participação de folias de diversas cidades, além de um missa e almoço para quem esteve presente. O evento, realizado pela própria associação no Parque de Exposição Hugo Rodrigues, atraiu centenas de pessoas da região que participaram do encontro.
Foram 40 folias de diversos municípios entre eles Araxá, Ibiá, Igarapava, Ponte Alta, Rifaina, Tapira, Tupaciguara, Uberlândia, Uberaba e Sacramento. Muitos foliões eram da zona Rural pois, este momento se nasceu no campo, onde a população Rural tem devoção e fé em Santos Reis, seguindo a tradição cultural.


Seguindo o ritual de  apresentação 

Missa marca abertura do encontro
Ailton Rezende

07/ 06/11. Houve abertura do encontro logo pela manhã com uma missa celebrada pelo Padre André Camargo de Sacramento. O religioso abençoou todos os fiéis presentes. O dia foi marcado com a cantoria dos hinos de Santos Reis pelos foliões. Cada Folia teve dez minutos para fazer a sua apresentação.
A dona de casa de Sacramento, Maria Abadia da Silva, disse que o Encontro de Folias é uma das festas principais que perde desde quando começou. “Venho todo ano, cada festa eu vejo que o número de folias e de pessoas que prestigiam o evento vem aumentando a cada ano. É um momento de muita paz e descontração. Um dia diferente da rotina diária”. (PN)

Foliões falecidos são lembrados

Ailton Rezende

07/ 06/11. No meio de tantos foliões e uma grande quantidade de pessoas não foi possível esconder a saudade e as lembranças e a falta que faz os Capitães que um dia esteve fazendo parte deste momento com sua folia e que já não estão mais aqui. Foi prestada uma homenagem pela diretoria e demais colaboradores usando camiseta preta, como um símbolo de luto. (PN)

Saiba como originou a Folia de Reis

Ailton Rezende

07/ 06/11. As Folias de Reis se teve sua origem, quando os três Reis Magos Gaspar, Belchior e Baltazar saíram para fazer visitar o menino Jesus. Sendo no dia 6 de janeiro um dia Santo para os católicos dias de Santos Reis.


As tradições são mantidas

A folia conta de 8 a 20 foliões que são organizados de acordo com suas funções, cada um com seu instrumento: bumbo, violão, sanfona, pandeiro, cavaquinho fazem parte da festa. É um capitão fraque que faz a primeira voz e os outros respondem e cantam versos inspirados em trechos da Bíblia. O alfeire carrega uma bandeira de pano com estampa dos Três Reis.

O lavrador José dos Reis é um dos devotos de Santos Reis e conta que a origem do seu nome vem da fé de sua mãe pelos três Reis. “A gravidez de minha mãe era de risco. Poderia acontecer um aborto, mas ela como de muita fé e devota de Santos Reis fez uma promessa aos Santos: se fosse um menino com saúde levaria o nome de José dos Reis, disse. E hoje, aos 50 anos,o lavrador se orgulha e se sente privilegiado por fazer parte desta história. (PN)