sábado, 21 de maio de 2011

Veto em Projeto Cultural provoca polêmica

Tuane Bonfim 

21/05/2011 – Com o intuito de promover um projeto cultural em Franca, Diego Figueiredo apresentou uma proposição a Câmara Municipal, que foi vetada. O ato provocou polêmica e  discussões nas redes sociais sobre a atitude de sete vereadores em dar o voto contra a iniciativa sem argumentos. A repercussão foi tamanha no Facebook, que um dos vereadores, Paulo Zamikhowsky, escreveu uma carta justificando o seu voto. A discussão não se absteve a internet. O músico francano foi convidado a participar de um programa televisivo para apresentar o seu ponto de vista sobre o fato.

A iniciativa de Diego trata-se de apresentações gratuitas de grandes nomes da MPB em sua cidade natal. O projeto visa incentivar a cultura, através da música, sendo assim nos shows estariam presentes Fafá de Belém, Paulinho da Viola, Margareth Menezes, Toninho, Gilberto Gil , Ana Carolina e tantos outros, além é claro, do musicista. Os espetáculos seriam abertos ao público e o ingresso um quilo de alimento não-perecível. O músico pretende obter apoio e prosseguir com seus planos. (PN)





O músico Diego Figueiredo, idealizador do projeto, ao lado de Fafá de Belém e Menescal

Bosque dos Angicos começa a ser revitalizado

 Tiago Vieira


21/05/2011-  A Secretaria de Serviços e Meio ambiente de Franca, iniciou na última semana o projeto de revitalização do bosque dos Angicos situado na zona Oeste da cidade.O projeto foi cuidadosamente analisado antes que as equipes começassem a trabalhar, sendo que o plano é fazer uma limpeza geral do espaço e replantar espécies próprias do cerrado, em meio a trilhas e iluminação que será um componente novo juntamente com os bancos para que os futuros freqüentadores possam gozar do seu descanso.


Segundo o Secretário de Serviços e Meio Ambiente, Ismar Rodrigues Tavares, foi realizado um balanço das benfeitorias já executadas nessa relíquia natural existente no centro do bairro São Joaquim. A calçada externa já está incorporada ao paisagismo do local e começa a ser utilizada por moradores das imediações.
 A sede principal do Bosque dos angicos será o último local á receber atenção das equipes da Prefeitura. mas de acordo com o projetado, os dois banheiros que já existem serão recuperados e um terceiro adaptado para pessoas com deficiência será construído, inclusive com o rebaixamento de guias e rampas para facilitar o acesso ao recinto. (PN)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Joaquinense vence o concurso Miss Goiás Gay 2011

Jonathan Cintra

20/05/2011 - Na semana passada, o Designer de Moda joaquinense, Matheus Izidoro de 21 anos, venceu o concurso Miss Goiás Gay 2011. Com passaporte para o Miss Brasil Gay 2011, Martinella Ferraz, como é chamado disse que está feliz em poder participar de um concurso desse tamanho. “Meu objetivo é ficar entre as cinco e chegar mais perto da coroa. Independente do resultado, só de pisar no palco do Miss Brasil Gay é a realização de um sonho.”

 Martinella é moradora de São Joaquim da Barra. Em entrevista, Martinella disse que desde os 4 anos de idade ele acompanha o concurso, e participar dele, é mais um de seus sonhos que se concretiza. O Miss Brasil Gay 2011 acontecerá em 20 de Agosto na cidade de Juiz de Fora / MG. (PN)





Martinella Ferraz levando a diversidade para o Brasil


















Dengue é um problema de todos

Silas Bonetti


20/05/2011- Um laudo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana apontou mais casos confirmados de dengue em Sacramento (MG) em 2011. Até o momento são 31 casos confirmados e 96 notificações feitas. O número é considerado baixo pela Secretaria de Estado de Saúde, mas já está próximo ao registrado no mesmo período do ano passado, quando ao todo, foram confirmados 52 casos da doença e 120 notificações, o maior índice dos últimos anos registrado no município. Na tentativa de diminuir a quantidade de casos confirmados e notificações, o município disponibilizou cerca de 20 agentes de saúde para auxiliar os moradores na eliminação dos focos do Aedes aegypti, e orientam sobre como prevenir a doença. (PN)

 Site Notícia Aqui


Trabalho do agente de saúde é essencial no combate à dengue

Silas Bonetti

Importante aliado no combate à dengue, o agente de saúde em zoonoses é o elo entre o governo e a comunidade. Responsável por fazer o controle da doença dentro das residências, eles auxiliam os moradores na eliminação dos focos do Aedes aegypti e orientam sobre como prevenir a doença, o que contribui para que a população se mantenha saudável.

Para o controle da dengue, em todos os municípios de Minas Gerais são realizadas visitas domiciliares, periodicamente. Durante as visitas, o agente de zoonoses faz a inspeção do terreno e elimina os possíveis criadouros do mosquito. Os agentes também orientam aos moradores sobre os hábitos que devem ser adotados naquela residência, para evitar que novos focos se desenvolvam. (PN)

É preciso mudança de hábito

Silas Bonetti
Fonte: Site NoticiaAqui

Numa tentativa de diminuir o índice de notificações da dengue e eliminar o risco de uma epidemia em toda Minas Gerais, foi sancionada, no início deste ano, uma lei que regulamenta as medidas adotadas pelo Governo no combate à doença. De acordo com a lei, permitir a existência de focos do Aedes aegypti é uma infração sanitária que está sujeita a pena educativa e multa. Permitir que materiais que acumulem água fiquem expostos às condições climáticas ou deixar de adotar medidas de controle que impeçam a existência dos focos são condições sujeita à aplicação da lei.

Segundo o assessor jurídico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Ricardo Assis, não deixar que o agente de saúde visite o interior dos imóveis é um exemplo de atitude passível de penalidade. Para ele também é preciso atenção com a dengue hemorrágica.

Dengue hemorrágica requer atenção redobrada da população

Não é apenas quem já teve dengue clássica que corre o risco de contrair a dengue hemorrágica. É um mito a crença de que a primeira infecção por dengue será sempre benigna e que qualquer infecção secundária evoluirá com gravidade. Há, sim, uma maior probabilidade de incidência da forma hemorrágica nos casos de uma nova infecção. Entretanto, a dengue clássica pode se associar a outros fatores gerando complicações do quadro clínico e, inclusive, a evolução para a dengue hemorrágica.

O que é a dengue hemorrágica?

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, infectado pelo vírus. Ela pode se apresentar nas seguintes formas: dengue clássica, dengue hemorrágica e dengue com complicações.

Geralmente, a doença inicia-se de forma repentina e dura de dois a sete dias. A pessoa infectada tem febre alta (acima de 38,5°C), associada a pelo menos dois sintomas, como dores de cabeça, cansaço, dor no corpo e nas articulações, dor atrás do olho, falta de apetite, indisposição, enjôos, vômitos e manchas vermelhas na pele.

As manifestações hemorrágicas podem ocorrer após o terceiro ou quarto dia da doença, quando surgem sangramentos nasais, gengivais, urinários, gastrointestinais ou alterações menstruais. Para ser considerada dengue hemorrágica, é necessário que ocorram sangramentos associados à diminuição da dosagem de plaquetas (menor que 100 mil/mm3), aumento da permeabilidade capilar, elevação do hematócrito em 20% e hipoalbuminemia ou derrame pleural ou ascite.

Cuidado redobrado

O cuidado com a dengue hemorrágica deve ser redobrado, pois é uma manifestação mais perigosa da doença e a mortalidade chega a aproximadamente 3%. A recomendação é que a partir dos primeiros sintomas, a pessoa procure o serviço médico. É o profissional de saúde quem deverá decidir sobre a melhor forma de tratamento. (PN)

Saiba quais hábitos devem ser adotados

Silas Bonetti

- Lave principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.
- Não deixe água acumulada sobre a laje.
- Mantenha a caixa d’água completamente fechada.
- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.
- Elimine ou encha de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas.
- Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, deve lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.
- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
- Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água.
- Remova folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. (PN)

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde Minas Gerais

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Viver bem na terceira idade retarda o envelhecimento

Aquecimento antes da partida de vôlei entre idosos

Ioga melhora o desempenho respiratório
Thiago Garcia
   
    Pesquisas apontam que atividades físicas ajudam a retardar o processo de envelhecimento, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde dos idosos. Viver com qualidade de vida praticando exercícios traz um estilo ativo em viver e colabora para manter a capacidade funcional e física durante velhice.

    Outros exercícios estimulados por atividades aeróbicas apontam melhoras em diversos pontos e auxilia no combate aos acidentes causados por incapacidade motora como quedas de pessoas na terceira idade. 

    A aposentada Maria de Lourdes, 81 anos, sofre de labirintite, e garante que largar os remédios não foi fácil. “No começo não acreditava, mas comecei a fazer hidroginástica e hoje não dependo mais dos comprimidos”.

    Melhoras no equilíbrio, fortalecimento muscular e ósseo, além do controle de doenças vasculares, cardíacas e crônicas estão na lista dos benefícios em se ter uma vida saudável e ativa na terceira idade. (PN)

Artes que fazem bem à mente

Idosos durante aulas de pintura em telas no Centro Comunitário

               
Thiago Garcia
   
       
  Em Franca, interior de São Paulo, um projeto é desenvolvido há mais de três anos por voluntários que oferecem a cerca de 350 idosos, oficinas artesanais ministradas por artesãos profissionais. No Centro de Convivência do Idoso Mario Betarello, eles podem aprender a costurar, pintar e até a produzir obras de sucata.

         Por meio da venda dos trabalhos manuais a ONG obtém a renda de que precisa para continuar funcionando. Os suvenires produzidos pelos idosos de pufes com retalhos de couro que são doados pelos curtumes e fábricas da cidade, considerada referência no setor calçadista, até bonecas de garrafas pet.

        A coordenadora Claudia Carrijo Marquez revela a importância em atender os idosos da região norte da cidade. “Foi um desafio muito grande construir esse espaço, que presta um serviço muito importante para as pessoas que não tinham espaço para praticar essas atividades”.

        Oficinas de costura, pintura em tela, pintura em tecido e reaproveitamento de materiais descartáveis estão entre os “passatempos” dos idosos que se orgulham em poder compartilhar experiências agradáveis todos os dias.

        A aposentada Regiane Mendes começou a participar das oficinas e garante que não sabia fazer nenhuma atividade manual. Após entrar para o grupo, ela conseguiu aumentar sua renda familiar produzindo em casa o que aprendeu no Centro.  “Não pintava, não bordava, e agora faço e vendo meus próprios bordados. Aprendi uma nova profissão”. (PN)

Foto: Divulgação

Viver bem na terceira idade retarda o envelhecimento

Batatais contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Vinícius Aliprandino

18/05/2011 - Aconteceu nessa quarta-feira, 18 de maio, a mobilização do Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na cidade de Batatais.

A campanha foi promovida pela A Prefeitura de Batatais por meio da Secretaria da Família, Criança e Bem Estar Social e o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Trajados de roupas brancas e carregando balões vermelhos estavam presentes alunos e professores das escolas da cidade. A concentração aconteceu por volta das 9 horas da manhã em frente à Prefeitura Municipal de onde os participantes seguiram pela Rua Coronel Joaquim Rosa, a conhecida Rua do Comércio até a Praça Cônego Joaquim Alves, onde havia rua de lazer, brinquedos e apresentações de projetos sociais do município que trabalham na prevenção das mais variadas formas de violência dos jovens. A Polícia Militar interditou as ruas por onde aconteceu a caminhada para segurança dos participantes.

Os alunos receberam balões a gás, cartazes e camisetas com slogans da campanha que puderam ser retirados no CREAS nos dias anteriores a campanha. O objetivo da campanha é alertar a sociedade sobre o tema da violência sexual que tem crescido significativamente no Brasil e segundo a coordenadora do CREAS, Renata Darini, a informação é a principal forma de combater a violência sexual para que as vítimas recebam o acompanhamento adequado oferecido gratuitamente no CREAS e para que o agressor seja devidamente punido. (PN)


Batatais investe na melhor idade

Michel Nazar


Batatais (SP) preocupada em oferecer uma vida saudável aos idosos investe em programas de recreação e diversão para a terceira idade e os resultados positivos já podem ser vistos no município. No ultimo dia 10 de Maio aconteceu no Centro de Convivência do Idoso um concurso que elegeu a Miss e Mister Terceira Idade organizado pelo Fundo Social de Solidariedade e Projeto Renascer. 
Festa Miss e Mister Terceira Idade
 

A participação foi mássica contando com 300 integrantes do projeto mantido pelo município é o que informa a primeira-dama e presidente do Renascer Maria Auxiliadora da Silva Romagnoli. “Fico emocionada em ver os idosos participando em massa deste concurso, a alegria das meninas se maquiando e desfilando é o meu maior presente”.


Ainda segundo a primeira-dama, cerca de 200 integrantes do Projeto Renascer participaram no próximo mês de Junho da gravação do tema de Abertura da nova novela da Rede Globo de televisão que deve estreiar no mês de Setembro deste ano.

As gravações serão feitas em alguns pontos turísticos da cidade, como a Praça Cônego Joaquim Alves, o Parque Náutico Engenheiro Carlos Zamboni, além da piscina aquecida do Centro Universitário Claretiano. “Foi uma forma de divulgar o Projeto Renascer para todo o Brasil e que hoje conta com cerca de 600 participantes e também demonstrar a alegria do batataense em nível nacional”, afirmou. (PN)



Cresce em 17% o número de idosos no Brasil

Michel Nazar

Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2010. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde para os países em pleno desenvolvimento.

Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%. Em 1991, ele correspondia a 7,3% da população. O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%) e em 2010 esta margem cresceu para cerca de 4,1 milhões. (PN)

Alimentação Saudável para os velinhos

Michel Nazar

A alimentação saudável é importante para a saúde todas as pessoas, desde crianças até idosos. A nutricionista Leandra Paiva diz que o ponto chave para os idosos é manter a energia adequada e a ingestão de nutrientes “As dicas que eu daria para uma alimentação rica em calorias que é importante para eles seria de açúcares e gorduras que fornecem energia, que eles comam um ou dois doces à base de leite por dia, como iogurte, pudins, gelados, bolos variados, que tomem bebidas vitamínicas, que estão disponíveis nas farmácias ou alguns supermercados, podem aumentar a ingestão calórica, mas não substituir as refeições”.
Chá da Tarde Promovido pelo Renascer de Batatais
Leandra também alerta para que os idosos não consumam muita bebida alcoólica. O aposentado Carlos Antônio de Lima de 69 anos não descuida da alimentação “Além deu fazer exercícios diários tento comer sempre direito”. Ele conta que na sua dispensa não pode faltar, leite, carnes e peixe, frutas e legumes, cereais, sopas, mel, picles, molhos e pão. (PN)

A terceira idade vem melhorando a qualidade de vida

Michel Nazar

A população de idosos vem crescendo em todo Brasil e a concepção equivocada de que a velhice é um período de decadência física e mental tem prejudicado o seu convívio social, limitando ainda mais suas possibilidades de ação na busca de uma vida digna.

Várias pesquisas já destacaram que a participação em atividades físicas regulares, recreativas e de lazer são fundamentais para um bom desempenho físico do idoso.

A aposentada de 75 anos, Ana Lúcia Santos Abudd, integrante do Projeto Renascer, de Batatais (SP), conta que quando era criança não praticava esportes, mas que agora não fica mais parada. “Há três anos comecei com caminhadas e hoje me sinto bem mais saudável”, conta. 

Centro de Convivência do Idoso de Batatais
A professora de academia Renata Soares, de Batatais, conta que dá aula para várias pessoas da terceira idade e em especial do projeto Renascer “O exercício físico gera autoconfiança, satisfação e bem estar, incluindo-o socialmente a partir de mudanças no seu estilo de vida. Para isso, deve-se levar em conta que o equilíbrio entre as limitações e potencialidades do idoso contribuem para que o mesmo lide com as inevitáveis perdas decorrentes do processo de envelhecimento” explica.

Todas as atividades destinadas ao público da terceira idade devem ser muito bem organizadas e sempre de forma gradual “A alimentação também é essencial, pois, uma alimentação saudável proporciona mais disposição e saúde” explicou Renata. (PN)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Nova ciclovia em Franca está em fase de conclusão

                                        Tarissa Esteves

17/05/2011 - Está sendo concluída a construção da mais nova ciclovia projetada para a região Norte da cidade de Franca (SP), que irá permitir a ligação com maior segurança, através do canteiro central, entre os bairros Jardins Redentor e Luiza. São aproximadamente dois quilômetros de extensão, que começam na rotatória com a avenida Dr. Flávio Rocha, nas proximidades da secretaria da Saúde e Sabesp e seguem pelas avenidas Moacir Vieira Coelho e Abrão Brickman, passando pelo Parque Vicente Leporace em toda a sua extensão.

A secretaria de Urbanismo e Habitação está acompanhando a evolução dos serviços e os técnicos relatam que o projeto está em sua etapa final, com o acabamento e a pintura de faixas, de maneira a orientar melhor os ciclistas e pedestres. Esse dispositivo representa maior segurança e tranqüilidade para aquelas pessoas que, a partir de agora, já tem um espaço específico para se deslocar com suas bicicletas, sem concorrer com os carros, ônibus e motos nas pistas de rolamento.

Em cada um dos cruzamentos com outras ruas e fins dos canteiros, as guias foram rebaixadas, facilitando o acesso de quem transita nos seus equipamentos e mesmo a pé, no caso de pessoas com alguma deficiência e cadeirantes em geral. A pista toda concretada tem um metro e meio de largura, com uma faixa divisória ao centro, o que orienta bem os usuários a fazer uso de suas faixas devagar e sempre com cautela, pois a ciclovia é um espaço que mesmo tendo uma destinação específica acaba sendo dividida com os pedestres.

Com o término das obras a cidade passa a contar duas ciclovias, sendo a outra na avenida Santos Dumont, da Estação até o Distrito Industrial. Consta nos planejamentos da Prefeitura, a expansão desses espaços para novas áreas do Distrito Industrial e na região central, chamadas ciclo – baixas que deverão ser abertas em meio às próprias vias públicas, garantindo espaço exclusivo para os ciclistas. (PN)


                                                                                                                                        

domingo, 15 de maio de 2011

Denise Muller mostra xilogravuras

Marcella Murari
15/05/2011 - Para compor o grupo de artistas que em 2011 estão com suas obras em exposição, a artista Denise Muller, de Ribeirão Preto (SP), traz à Franca suas xilogravuras inéditas, dos dias 6 de maio a 2 de junho, no Laboratório das Artes.

Denise utiliza a xilogravura, ou seja, desenhos em superfícies ou relevos para manifestar sua arte. No ano passado, ela esteve em Franca com a exposição “Agregados de la Expresión Colectiva”, com o grupo de arte Olho Latino.

A psicopedagoga, poetisa e artista plástica, mostra seu trabalho contemporâneo no Laboratório das Artes. A exposição Lembranças reúne 25 xilogravuras (gravuras em madeira) inéditas, deste ano.

Na mostra, a artista também exibe as obras da série Tacos Políticos, de 2009. A exposição “Lembranças” estará no Laboratório das Artes de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h às 17h. Para mais informações, ligue (16) 3722-5004 ou visite o Laboratório das Artes, localizado à Rua Cuba, 1099, no Jardim Redentor. (PN)