sexta-feira, 27 de maio de 2011

Festa do Peão de Barretos terá samba e muito sertanejo


Arena de rodeios de Barretos, em vista aérea.
foto: Divulgação


Thiago Garcia

27/05/2011 - Acontece entre os dias 18 e 28 de agosto, a 56ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, e uma prévia das atrações musicais do evento. Na última edição a cantora norte-americana Mariah Carey foi o destaque, mas sofreu críticas do público, o que fez organização privilegiar a produção nacional.

Além dos shows individuais, parcerias como a revelação Paula Fernandes que abre a festa cantando ao lado do também sertanejo Eduardo Costa.

O samba promete contagiar a arena no Parque do Peão com a apresentação da escola de samba carioca Unidos Da Tijuca, anunciada, em parceria com a dupla Bruno & Marrone e Chitãozinho e Xororó dividem o palco com João Bosco & Vinícius, destaque do sertanejo universitário.

O axé também vai marcar presença na festa com Ivete Sangalo no dia 21, com show da turnê Live at Madison e a renda da bilheteria desde dia será revertida para o Hospital do Câncer de Barretos.
Rodeio em touros e cavalos e os concursos de Queima do Alho e Berrante completam a programação a festa. (PN)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Orlândia homenageia Adoniran Barbosa

Thiago Garcia

26/05/2011 - Acontece no dia 03 de junho, às 20 horas no Teatro Municipal Professora Maria José Bertrami Bordin, a apresentação “Conta e Canta São Paulo” do grupo Choro em Linha de Passe que fará uma homenagem ao  saudoso sambista Adoniran Barbosa.

Acompanhando violão, cavaquinho, bandolim, flauta, percussão e vocais o  público poderá curtir canções memoráveis de Adoniran, como Saudosa Maloca, As mariposas, Samba do ArnestoIracema, Trem das Onze entre outras.

O espetáculo é gratuito e marca as comemorações do Circuito Cultural Paulista em Orlândia. Os convites devem ser retirados na Casa da Cultura Cyro Armando Catta Preta das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00. (PN)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fundação Casa inaugura unidade em Batatais

A unidade tem capacidade para 56 jovens, e é a 55ª unidade construída no programa de descentralização do atendimento do Governo do Estado

Michel Nazar

O programa de descentralização lançado pelo Governo do Estado para o  atendimento ao adolescente em conflito com a lei chegou nesta quarta-feira (25) à marca de 55 unidades com a inauguração de um centro sócio-educativo em Batatais/SP.

A unidade foi inaugurada às 11 horas, com a presença da presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella. A unidade tem capacidade para 56 jovens – 40 vagas para internação e 16 voltadas à internação provisória.

A unidade de Batatais será gerida em parceria com a Associação Batataense dos Deficientes Físicos (Abadef) entidade sem fins lucrativos que já atua em parceria com a CASA na unidade de semi-liberdade de Batatais. (PN)

Funcionário de fazenda sofre sequestro de 24h em Altinópolis

Michel Nazar

(25/05/2011) Um funcionário de uma fazenda de Altinópolis foi sequestrado nesta segunda-feira (23) e passou quase 24h em poder de três assaltantes. Segundo a Polícia Civil, os criminosos queriam obter informações para realizar um roubo na propriedade rural.

O funcionário foi liberado na madrugada desta quarta-feira (25) em um canavial próximo a Pontal.

De acordo com a polícia, a vítima, que mora na fazenda, foi rendida por três homens encapuzados quando se dirigia para a casa de ordenha, por volta das 5h desta segunda.

O funcionário teve o rosto encapuzado e levado para uma camionete, depois seguiu com os bandidos para uma casa, onde permaneceu com o capuz, sem conseguir ver o rosto dos suspeitos.

Segundo outro funcionário da fazenda que preferiu não ser identificado, a vítima não apresenta nenhum tipo de ferimento, mas estava assustada. (PN)

Sesi Franca apresenta Mostra Caminhos de Santiago de Compostela

Marcelo de Paula
25/05/2011 - Do dia 1° a 15 de junho, o Sesi Franca irá realizar a Mostra Fotográfica Caminhos de Santiago de Compostela, onde o público poderá apreciar o trabalho que  destaca um pedaço da Espanha.

A mostra é composta por 16 fotos coloridas que retratam os 800 km de uma das rotas mais famosas do mundo. A exposição, que ficará em cartaz de 1° a 15 de junho, estará aberta à visitação pública gratuita de segunda a sábado, no Sesi Franca.

A fotógrafa Catarina Florêncio percorreu todo o Caminho a pé e capturou toda a magia e beleza que envolve este trajeto milenar, que atrai peregrinos de todo o mundo e até famosos, como o premiado escritor Paulo Coelho.

Sobre a fotógrafa

A pernambucana Catarina Florêncio mora há 35 anos na capital paulista e aos 14 anos de idade ela descobriu a paixão pela fotografia, quando passou a trabalhar na loja da família, especializada na arte de fotografar. O fascínio pela fotografia da adolescência fez Catarina consolidar uma carreira de 20 anos de profissionalismo.

A exposição no Sesi de Franca será do dia 1° a 15 de junho, das 9 às 17 horas, exceto feriados. Informações (16) 3712-1620.  (PN)
Programação Sesi Franca

Fotógrafa Catarina Florêncio

Caminhos de Compostela /Credito-Catarina Florêncio
                                              

Melhores escolas do Brasil evitam redes sociais

Colégios líderes do ENEM mostra baixo uso de Twitter, Orkut, Facebook, Blog e Flickr

Thiago Garcia

25/05/2011 - De acordo com pesquisa do Instituto Nielsen as redes sociais já são uma realidade para nove em cada dez internautas brasileiros. Já entre as escolas a situação Facebook, Twitter, Orkut, Blogs e Flickr parece não fazer parte da rotina dos alunos.Dos 20 melhores colégios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apenas cinco contam com presença nas mídias colaborativas.

Dentre as mídias pesquisadas, o Blog e o Twitter aparecem com 5% de adeptos, seguido do Facebook, com 10%, e o Orkut, com 5%. Nenhuma escola conta com presença no Flickr. Já o levantamento realizado pelo Instituto Canal do Livro, mostra que o Colégio Olímpo, de Goiânia, destaca-se com o uso do Twitter, do Facebook e do Orkut. (PN)

Colégio de Goiânia é destaque pelo o uso das mídias sociais

Colégio de Goiânia é destaque pelo o uso das mídias sociais

Thiago Garcia

25/05/2011 - Levantamento realizado pelo Instituto Canal do Livro mostra que o Colégio Olímpo, de Goiânia, destaca-se com o uso do Twitter, do Facebook e do Orkut.

“Essa situação revela uma disparidade entre o hábito do aluno internauta brasileiro e sua instituição de ensino, incluir as mídias sociais em suas rotinas pedagógicas, uma competência que será cada vez mais exigida do profissional no futuro”, afirma Luiz Chinan, presidente do Instituto Canal do Livro.

O Instituto Canal do Livro, criado em 2008, tem o objetivo de usar a tecnologia para incentivar o livro e a leitura e a capacitação de professores no uso de recursos digitais na sala de aula. (PN)

Leia mais
http://www.canaldolivro.org.br/

terça-feira, 24 de maio de 2011

Horror no interior

Vinícius Aliprandino

24/05/2011 - Ter uma banda underground não é fácil, o Brasil é um país que não costuma ter público significativo voltado para aquela música que esteja fora do circuito do que as rádios tocam. Por mais que em todo lugar existam esses problemas, em países lá fora existe maior retorno para essas bandas. Essa dificuldade se torna ainda maior se você morar no interior, os problemas que as bandas que não moram em cidades grandes enfrentam são diversos. Vão desde problemas com lugares para tocar, porque além de não ter as casas de shows que abrem espaço para essas bandas também não tem o público suficiente para prestigiar essas bandas; problemas com a gravação de suas músicas, pela falta de estúdios que estão acostumados a lidar com determinados estilos musicais; e até mesmo problemas para ensaiar, apesar de que esse ser um problema que afeta até mesmo as bandas dos grandes centros. Porém algumas bandas insistem em continuar com sua música. Quem está nesse meio, vivendo no interior sabe como é difícil dar continuidade a uma banda, a maioria delas dura no máximo 2 ou 3 anos.

Mas esse não é o caso do Cabeças Voadoras, banda de Horror Punk da cidade de Batatais, interior de São Paulo. Com 5 anos de bandas eles já possuem uma demo gravada, uma participação na segunda edição da Coletânea Isto é Horror Punk Brasil, um CD próprio gravado e um video-clipe gravado a maneira Punk do “Faça você mesmo, mesmo que seja mal feito”. A banda costuma se apresentar na cidade vez ou outra em alguns bares quando estes abrem espaço para bandas que estejam fora do eixo comercial, quando não eles mesmo organizam seus shows em garagens de casas de amigos, porém o Cabeças Voadoras se dá melhor tocando em cidades de fora onde tem um público maior e as pessoas não estão em sua totalidade ligada aquela cultura regional.

A banda fazendo cover de Misfits no 5o. Marcianos Metal Tribute na cidade de Poços de Caldas - MG


O Cabeças Voadoras é a única banda da cena Punk/Hardcore da cidade de Batatais que está na ativa. As outras duas que até então se encontravam também eram Kebra Di Cilencil e a Grunge Fórceps; no entanto estão paradas devido às dificuldades com locais para ensaios e falta de pessoas que levam a banda adiante, pois vivendo em uma cidade pequena e sem muitas oportunidades para "tocar o barco" alguns membros desanimam no meio do caminho. A formação atual conta com Zap (Vocais), Vingador (Bateria), Vinny Quase Nada (Baixo) e Coração Gelado (Guitarra) .

Para quem quiser conhecer a banda o myspace é: www.myspace.com.br/cabecasvoadoras (sem o Ç) ou então pelo blog da banda http://www.cadaver138.blogspot.com/ (PN)

Cabeças Voadoras tocando em maio de 2011 no 5o. Araraquara Punk


Misfits na Virada Cultural de São Paulo
Clipe de Cadáver
Punk Rock e Horror Punk
CD Mais Morto do que Vivo

Punk Rock e Horror Punk

Vinícius Aliprandino

24/05/2011

Punk Rock

O Punk Rock é um estilo musical que surgiu em 1977, porém outras teorias defendem que esse estilo começou anos antes da década de 70. A música que é um dos meios utilizados pelo movimento Punk, aborda causas como política, guerra, miséria, violência, preconceitos e demais assuntos incluindo também o modo de vida Punk. As bandas principais da primeira geração do Punk Rock são bandas como The Clash, Sex Pistols e o Ramones. No Brasil a música Punk teve seu inicio com Restos de Nada, AI-5, Cólera e Condutores de Cadáver.

Horror Punk

O Horror Punk nada mais é do que o Punk Rock cantado sobre temas que tem ligação com filme de terror e ficção. Muitas vezes podem soar de maneira romântica ou agressiva. A banda que deu inicio a essa vertente foi o Misfits. Hoje em dia existem inúmeras bandas no estilo como o próprio Misfits, que encontra-se na ativa. Além do Misfits temos bandas como Blitzkid, Calabrese, The Crimson Ghost; o Psychobilly do The Creepshow; e aqui no Brasil essa cena é levada adiante por bandas como Zumbis do Espaço, Pesadelo Brasileiro, Sertão Sangrento, Cabeças Voadoras, os Medonhos e muitas outras. (PN)

Franca basquete vai à Brasília em busca do empate na série final

  

Com uma vitória, o time da capital federal conquista o bicampeonato do NBB. Se o time francano vence, a série final será decidida no sábado, no Ginásio Pedrocão. 

Helinho de Franca tenta parar Guilherme, destaque de Brasília
Célio Messias/ divulgação     


Thiago Garcia 

24/05/2011 - Brasília e Franca entram em quadra nesta terça-feira (24), no jogo quarto jogo da decisão do NBB. A partida será realizada em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, às 21 horas.

Brasília vence a série por 2 a 1, e aos francanos resta apenas a vitória para evitar o título do rival e levar a final ao jogo quinto.

Depois de vencer o terceiro confronto da série, no Pedrocão, Franca agora precisa repetir a dose, mas fora de casa.

“Não temos escolha, é vencer ou vencer para seguir lutando pelo título”, analisou o ala/armador de Franca Vitor Benite.

Para o time da capital federal, a noite pode ser de festa. Uma vitória no Nilson Nelson que estará lotado, significa a conquista do título de bicampeão do NBB 2010/2011.


“Claro que vai ter um pouco de nervosismo, mas vai ser para as duas equipes, o importante é mantermos nossa postura”, disse o ala/pivô Guilherme Giovannoni, de Brasília.

Caso tenha a necessidade do quinto e último jogo dos playoffs, será realizado no sábado (28), às 10 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca. (PN)
                                                                                                                      

                                                                                                         
                                         
            
                                



Mais Morto do que Vivo

Vinícius Aliprandino

24/05/2011 - Mais Morto do que Vivo é um álbum da banda batataense de Horror Punk, Cabeças Voadoras,gravado nos estúdios da Cativeiro Records. O álbum foi gravado no ano de 2010. Duas músicas do álbum, Lobisomem e Sete Dias; entraram para a coletânea Isto é Horror Punk Brasil II. O álbum foi lançado oficialmente no dia 30 de outubro de 2010 na 6a. edição do Halloween Festival que acontece todo ano na cidade de Batatais.

Além das músicas de autoria do Cabeças Voadoras, a banda gravou um cover da banda de Catanduva, Pesadelo Brasileiro, da qual fizeram uma versão da música Conde Drácula. A faixa número 8 do CD, “Leiche”, é uma versão da música “Cadáver” cantada em alemão.

Faixas:

A Voz de dentro do caixão
Verdadeiro Psicopata
Lobisomem
Eutanásia
Cadáver
Sete Dias
Conde Drácula
Leiche

(PN)

Parque náutico de Jaguara pode ser palco das olimpíadas de 2016

Marcelo de Paula

24/05/2011 - A Cidade de Sacramento (MG), no triângulo mineiro, tem em suas atividades econômicas voltadas também para o turismo. E um dos pontos turísticos da cidade é o Parque Náutico de Jaguara, localizado nas margens da represa da Usina Hidrelétrica de Jaguara.
De acordo com o proprietário do Parque Náutico, Ivan Sebastião Barbosa, os investimentos feitos no complexo fez com que a infra-estrutura fosse escolhida para estar entre os selecionados.

O comunicado oficial foi feito ao empresário no dia 2 de maio, já com o convite para participar do Seminário de Orientação nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro (RJ). Após o seminário, será assinado o termo de adesão para posteriormente serem realizadas as visitas técnicas.
O Parque Náutico possui varias opções em um só lugar: hotel, restaurante, clube com piscina, aeroporto e campos de futebol. O que seria o lugar apropriado para a concentração das equipes nas Olimpíadas de 2016.O local já foi sede de vários eventos a nível nacional – o mais recente foi  a abertura do III Festival de Inverno.

Estrutura 
O Parque de Jaguara conta com uma ampla agenda de eventos durante todo o ano, com encontros de motociclistas, festival de inverno,  festival regional de viola e cultura sertaneja, exposição de carros antigos e também o pratica do Bike Tour 2011- que conta com a presença de milhares de ciclistas de todo o país e até mesmo do exterior. (PN)

Começou  o III Festival de inverno no parque náutico Jaguara
Bike Tour será realizada no Parque Jaguará

Começou o III Festival de inverno no parque náutico Jaguará

Marcelo de Paula

24/05/2011 - O coral de vozes de Conquista abriu na tarde do dia 14 de maio o III Festival de Inverno do Parque Náutico de Jaguará. Neste ano o evento faz uma homenagem ressaltando os 100 anos da cidade de conquista. Segundo o presidente do parque, Ivan Sebastião Barbosa Afonso, a homenagem à cidade aconteceu por  conta da história do povoado e seu povo, devido as instalações da inauguração da ferrovia que passava pela cidade, na época, fazendo as ligações rumo ao oeste ligando as cidades de Uberaba e Araguari.


O festival contou com a presença de várias autoridades do município de Sacramento e também de Conquista, que puderam conferir as várias apresentações do Grupo Sociedades Poetas Vivos e dos alunos do Núcleo Musical e de Teatro Cláudia Cruvinel. (PN)

Bike Tour será realizada no Parque Jaguara

Marcelo de Paula

24/05/2011 - Já virou tradição os encontros de vários ciclistas  de todo o País. O Encontro acontece sempre no último domingo de cada mês no complexo do Parque Náutico Jaguara. O projeto tem como objetivo desenvolver a integração entre os participantes, bem como fortalecer  o turismo regional através da divulgação das riquezas naturais da região. E como sempre os encontros são de muita descontração e conta com a participação desde crianças, jovens e adultos de ambas a idades na participação do evento. O próximo encontro acontece agora no dia 29 de maio. (PN)
    Grupo de Uberaba já confirmou presença no próximo dia 29/crédito Paula Skalon Afonso

segunda-feira, 23 de maio de 2011

560 municípios terão custo de ligação local nas chamadas de telefones fixos

Silas Bonetti


23/05/11- A partir de 28 de maio, usuários de telefones fixos de 39 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento poderão realizar chamadas a custo de ligação local para municípios que apresentem continuidade geográfica e mesmo código de área nacional ("DDD"). A medida beneficiará, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em cerca de 560 municípios.


A mudança foi publicada pela Anatel, com a revisão do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). O novo regulamento também estabelece que as novas situações que se enquadrem na definição de Áreas com Continuidade Urbana ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local, serão revistas anualmente. As revisões de configuração da área local resultante da criação ou da alteração de regiões metropolitanas ou de Rides ocorrerão junto com as revisões quinquenais dos Contratos de Concessão. Os valores de ligações entre fixos e móveis - e vice-versa - não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.


Confira as regiões
As regiões metropolitanas contempladas no Regulamento são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri (CE), Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central (RR), Sul do Estado (RR), Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), Norte/Nordeste Catarinense (SC), Lages (SC), Carbonífera (SC), Tubarão (SC). Quanto às regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os seus municípios já são considerados uma mesma área local. As Rides são Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG), Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA) e Grande Teresina (PI/MA). (PN)

São Paulo convoca doadores de sangue

 Thiago Garcia

23/05/2011- Faltando pouco menos de um mês para a chegada do inverno, o governo de São Paulo decidiu convocar a população paulista para doar sangue antes do início da estação mais fria do ano.O objetivo é garantir que não haja redução nos estoques dos hemocentros do Estado, uma vez que, no inverno, costuma haver redução média de 30% nos estoques dos hemocentros do Estado.Além disso, no mês de julho, devido às férias escolares, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, conseqentemente, há maior risco de acidentes e de feridos necessitando de sangue nos hospitais. "A disposição para sair de casa nos dias mais frios é muito baixa. Com isso perdemos potenciais doadores. Antes de a temperatura cair mais, pedimos que a população aproveite estes últimos dias de maio e o início de junho para doar sangue, ajudando a salvar vidas", destaca Oswaldo Donini, coordenador da Hemorrede da Secretaria.
 
Quem pode doar?

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. A Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria, possui quatro postos de coleta na capital. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.A lista dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria: http://www.saude.sp.gov.br/. Os dias e horários de funcionamento dependem de cada unidade. (PN)





                                                                               Divulgação
O período mais frio do ano diminui os estoques em até 30%