terça-feira, 31 de maio de 2011

Significados do casamento

Júlia Abrão

As festas de casamento e seus rituais já estão presentes em nossa cultura há tanto tempo que já não nos questionamos mais sobre seus inúmeros significados.
Ao que remetem os bem-casados, o arroz, o buquê? E a grinalda, o vestido e o véu? São tantos símbolos que, muitas vezes, nem nos damos conta da grandiosidade e complexidade de toda a cerimônia.

As alianças, por exemplo, devido à sua forma circular, seria um prenúncio da continuidade do amor ao longo da vida do casal. O costume de usar esse anel no dedo anelar da mão esquerda parece ligado a uma crença antiga: acreditava-se que nesse dedo existia uma veia que ia direto para o coração. Dessa forma, o dedo anular esquerdo se tornou o escolhido para sustentar as alianças.
Alianças indicam a continuidade do amor


Já o costume de jogar arroz, que nasceu na cultura hindu e chinesa, é um símbolo de frutificação e prosperidade.

O beijo trocado pelos noivos no encerramento da cerimônia é marcado de muitas significações. Várias culturas acreditavam que o casal trocava espíritos na respiração e parte de suas almas também eram compartilhadas nesse momento. Os bens-casados significam uma doce união.

O buquê, por sua vez, era formado por uma mistura de alho e ervas ou grãos. Esperava-se que o alho afastasse espíritos maus e as ervas ou grãos garantissem uma união frutífera. Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria “doce”. Já a entrega do buquê representa a despedida da noiva, que o atira para repartir com os convidados a sua felicidade. Quem pega o buquê será o próximo a se casar.
O buquê representa a despedida da noiva


A grinalda faz com que a noiva fique diferente de todas as outras pessoas e se destaque na cerimônia.

O vestido branco se popularizou no século XIX, no casamento da Rainha Vitória. Ela lançou a moda que permanece até os dias atuais. Antes disso, a cor mais usada era o vermelho, que simbolizava “sangue novo” para a continuação da família. O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza.

Por fim, o véu traz o significado de divisão: separa-se da vida de solteira para entrar em uma nova vida, a de casada. Misticismo e romance cercam o assunto sobre o véu. Originalmente, pensava-se que ele era usado para esconder a noiva de possíveis seqüestradores. Mais tarde, em outra versão, diziam que algo escondido tornava-se mais valioso.




O véu traz o significado de divisão: a mulher passa da vida de solteira para a de casada

Seja através de qualquer um desses símbolos a verdade é que o casamento é uma cerimônia mística marcada por significações, o que é o sentido de sua própria existência: entra-se em um novo estatus social, o dos casados. (PN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário