terça-feira, 17 de maio de 2011

Nova ciclovia em Franca está em fase de conclusão

                                        Tarissa Esteves

17/05/2011 - Está sendo concluída a construção da mais nova ciclovia projetada para a região Norte da cidade de Franca (SP), que irá permitir a ligação com maior segurança, através do canteiro central, entre os bairros Jardins Redentor e Luiza. São aproximadamente dois quilômetros de extensão, que começam na rotatória com a avenida Dr. Flávio Rocha, nas proximidades da secretaria da Saúde e Sabesp e seguem pelas avenidas Moacir Vieira Coelho e Abrão Brickman, passando pelo Parque Vicente Leporace em toda a sua extensão.

A secretaria de Urbanismo e Habitação está acompanhando a evolução dos serviços e os técnicos relatam que o projeto está em sua etapa final, com o acabamento e a pintura de faixas, de maneira a orientar melhor os ciclistas e pedestres. Esse dispositivo representa maior segurança e tranqüilidade para aquelas pessoas que, a partir de agora, já tem um espaço específico para se deslocar com suas bicicletas, sem concorrer com os carros, ônibus e motos nas pistas de rolamento.

Em cada um dos cruzamentos com outras ruas e fins dos canteiros, as guias foram rebaixadas, facilitando o acesso de quem transita nos seus equipamentos e mesmo a pé, no caso de pessoas com alguma deficiência e cadeirantes em geral. A pista toda concretada tem um metro e meio de largura, com uma faixa divisória ao centro, o que orienta bem os usuários a fazer uso de suas faixas devagar e sempre com cautela, pois a ciclovia é um espaço que mesmo tendo uma destinação específica acaba sendo dividida com os pedestres.

Com o término das obras a cidade passa a contar duas ciclovias, sendo a outra na avenida Santos Dumont, da Estação até o Distrito Industrial. Consta nos planejamentos da Prefeitura, a expansão desses espaços para novas áreas do Distrito Industrial e na região central, chamadas ciclo – baixas que deverão ser abertas em meio às próprias vias públicas, garantindo espaço exclusivo para os ciclistas. (PN)


                                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário