quarta-feira, 18 de maio de 2011

A terceira idade vem melhorando a qualidade de vida

Michel Nazar

A população de idosos vem crescendo em todo Brasil e a concepção equivocada de que a velhice é um período de decadência física e mental tem prejudicado o seu convívio social, limitando ainda mais suas possibilidades de ação na busca de uma vida digna.

Várias pesquisas já destacaram que a participação em atividades físicas regulares, recreativas e de lazer são fundamentais para um bom desempenho físico do idoso.

A aposentada de 75 anos, Ana Lúcia Santos Abudd, integrante do Projeto Renascer, de Batatais (SP), conta que quando era criança não praticava esportes, mas que agora não fica mais parada. “Há três anos comecei com caminhadas e hoje me sinto bem mais saudável”, conta. 

Centro de Convivência do Idoso de Batatais
A professora de academia Renata Soares, de Batatais, conta que dá aula para várias pessoas da terceira idade e em especial do projeto Renascer “O exercício físico gera autoconfiança, satisfação e bem estar, incluindo-o socialmente a partir de mudanças no seu estilo de vida. Para isso, deve-se levar em conta que o equilíbrio entre as limitações e potencialidades do idoso contribuem para que o mesmo lide com as inevitáveis perdas decorrentes do processo de envelhecimento” explica.

Todas as atividades destinadas ao público da terceira idade devem ser muito bem organizadas e sempre de forma gradual “A alimentação também é essencial, pois, uma alimentação saudável proporciona mais disposição e saúde” explicou Renata. (PN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário