quarta-feira, 18 de maio de 2011

Artes que fazem bem à mente

Idosos durante aulas de pintura em telas no Centro Comunitário

               
Thiago Garcia
   
       
  Em Franca, interior de São Paulo, um projeto é desenvolvido há mais de três anos por voluntários que oferecem a cerca de 350 idosos, oficinas artesanais ministradas por artesãos profissionais. No Centro de Convivência do Idoso Mario Betarello, eles podem aprender a costurar, pintar e até a produzir obras de sucata.

         Por meio da venda dos trabalhos manuais a ONG obtém a renda de que precisa para continuar funcionando. Os suvenires produzidos pelos idosos de pufes com retalhos de couro que são doados pelos curtumes e fábricas da cidade, considerada referência no setor calçadista, até bonecas de garrafas pet.

        A coordenadora Claudia Carrijo Marquez revela a importância em atender os idosos da região norte da cidade. “Foi um desafio muito grande construir esse espaço, que presta um serviço muito importante para as pessoas que não tinham espaço para praticar essas atividades”.

        Oficinas de costura, pintura em tela, pintura em tecido e reaproveitamento de materiais descartáveis estão entre os “passatempos” dos idosos que se orgulham em poder compartilhar experiências agradáveis todos os dias.

        A aposentada Regiane Mendes começou a participar das oficinas e garante que não sabia fazer nenhuma atividade manual. Após entrar para o grupo, ela conseguiu aumentar sua renda familiar produzindo em casa o que aprendeu no Centro.  “Não pintava, não bordava, e agora faço e vendo meus próprios bordados. Aprendi uma nova profissão”. (PN)

Foto: Divulgação

Viver bem na terceira idade retarda o envelhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário