sexta-feira, 17 de junho de 2011

Modernização e os novos modelos familiares

Por Jonathan Cintra

16/06/2011 - A diversidade é algo que vem sendo falado bastante nos últimos tempos. O termo diz respeito à variedade e convivência de ideias em determinado assunto, ambiente ou até situação.

Falar em diversidade é, primeiro de tudo, repensar novos paradigmas culturais que são empregados em valores que os nossos pais receberam dos antepassados e nos repassaram. O que foge desses valores ou padrões é visto com maus olhos perante a maioria da sociedade.

A sexualidade sempre esteve presente na vida das pessoas. Hoje as formas de expressão são novas, como as paradas da diversidade sexual que em cada edição, unem mais adeptos. Hoje não há como negar a existência de um novo modelo familiar composto por dois homens ou duas mulheres. É dificil afirmar a porcentagem exata da população brasileira, favoravel ou não, pela união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Da mesma forma que o crescimento do grupo LGBTT (lésbicas, gays, bisexuais, travestis e transexuais) tem crescido, também a aceitação das pessoas tem aumentado igualmente. Prova disso são os eventos de beleza espalhados por todo Brasil. Por exemplo, o Miss Gay, evento que já pode ser considerado um evento nacional em que é elegido um representante de cada Estado brasileiro para participar da final chamada Miss Brasil Gay.


Matheus Izidoro

De acordo com Matheus Izidoro, vencedor do concurso Miss Goiás Gay 2011, as discriminações têm diminuido a cada dia. Ao vencer o concurso obteve o passaporte para integrar o Miss Brasil Gay 2011. Martinella Ferraz, como é chamado, disse que está feliz em poder participar de um concurso desse porte. “Meu objetivo é ficar entre as cinco e chegar mais perto da coroa. Independente do resultado, só de pisar no palco do Miss Brasil Gay é a realização de um sonho. Creio que com isso a diversidade no Brasil vem ficando mais sólida e por mais que tem crescido o número de adeptos, ainda é algo preconceituoso”.



Martinella Ferraz

Com a lei de união estável entre pessoas do mesmo sexo oficializada, não acaba o preconceito, mas diminue bastante a desigualdade e a modernização familiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário